Mural de Recados

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Consultora de novela diz que psicopata é incurável e esquizofrênico tem cura

Médica dá consultoria para personagem Ivone, de Caminho das Índias.
Segundo psiquiatra, 4% da população são psicopatas.



A maldade e a frieza da psicopata Ivone (Letícia Sabatella), personagem da novela Caminho das Índias, habita entre nós, na vida real. A cada 25 pessoas, uma é perversa, desprovida de culpa e capaz de passar por cima de qualquer ser humano para satisfazer os próprios interesses. Os psicopatas são 4% da população. E não há cura para eles.

Quem afirma isso é a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, que é consultora da novela e ajudou a construir a personagem Ivone. A autora Glória Perez se inspirou em um livro da médica, “Mentes Perigosas – o psicopata mora ao lado”, que já vendeu mais de 120 mil exemplares.

Para Ana Beatriz, o grande desafio da novela é fazer a distinção entre o psicopata (Ivone) e o psicótico (Tarso, representado por Bruno Gagliasso), também chamado de esquizofrênico.



Segundo a médica, a diferença principal é que o primeiro tem um déficit no campo das emoções, é incapaz de sentir amor ou compaixão e é indiferente em relação ao próximo; já o esquizofrênico, é o oposto: ele tem afeto em excesso, é extremamente sensível e, “de tanto sentir e não se expressar, ele enlouquece”. E para a loucura, há tratamento.



“O psicopata não enlouquece nunca, pois ele não tem afeto. Ele não é capaz de se botar no lugar do outro e tentar sentir a dor que ele provocou. Mas o problema dele não é cognitivo, a razão funciona bem e ele tem a capacidade plena de distinguir o que é certo e o que é errado. Ele tem certeza que está infringindo a lei, mas não se importa com isso e até calcula os danos para saber o custo-benefício da ação”, explica a psiquiatra.


Tratamento da esquizofrenia

A psiquiatra acredita que a principal mensagem da novela é que a esquizofrenia tem cura e precisa ser tratada com rapidez. Após o primeiro surto, 80% dos pacientes se curam; no segundo surto, são 50% os que se curam; e após três surtos, 30% dos pacientes são curados.

“Quando surge o primeiro surto, as pessoas levam muito tempo para procurar ajuda e negam a doença. A grande mensagem da novela é essa: busquem ajuda”, disse.

Ela afirmou ainda que o tratamento, em qualquer caso, tem que ser feito até o fim da vida.

Psicopatas nascem psicopatas

De acordo com a consultora de Caminho das Índias, o psicopata já nasce com uma predisposição genética à manifestação desse tipo de comportamento de indiferença afetiva : “O sistema emocional do psicopata vem desconectado e não conecta novamente. Não tem cura até o momento”.


Mas a psiquiatra afirmou que essa manifestação pode ser aumentada ou diminuída:


“Se você tem uma sociedade que tolera desrespeito, preconceito, tiranias, injustiças, violências, isso acaba fomentando que psicopatas que manifestem mais. Se tem uma sociedade de tolerância zero, a tendência é reduzir essa manifestação. Uma pessoa não vira psicopata. Ela vai manifestando ao longo da vida”.

A impunidade alimenta a psicopatia

Segundo Ana Beatriz, os países mais capitalistas tendem a revelar maior número de psicopatas. Para ela, a recente crise econômica que abateu o sistema foi uma “crise de valores psicopáticos”. Assim como os desvios de verbas e corrupções que afligem o Brasil e a impunidade diante de tais escândalos.


“Desvio de merenda escolar, por exemplo, isso atinge milhares de pessoas, são crianças que ficam sem estudar. Superfaturamento ou desvio de verba de medicamentos, todas são atitudes francamente psicopaticas”, exemplifica, argumentando que os responsáveis por tais ações sabem que milhares de pessoas serão prejudicadas, ou seja, usam a razão e atuam sem qualquer sentimento.

A médica lembra que esses casos não entram em fichas policias, mas são tão graves quanto um assassinato: “As pessoas associam psicopatia com assassinato, mas a maioria dos psicopatas não mata”.

Níveis de psicopatas

Ana Beatriz afirmou que há três níveis de psicopatas: o leve, que aplica os famosos golpes 171 (estelionato ou fraude) e atinge uma pessoa; o moderado, que aplica o mesmo golpe, porém em uma esfera social mais alta (como o superfaturamento na compra de remédios para o sistema de saúde pública) e acaba lesando milhares de pessoas; e o grave, que seria o serial killer, o assassino para quem não basta matar, tem que haver atos de crueldade. Esse último tipo, porém, é raro.

Dos 4% de psicopatas da população, 1% é grave e 3% são leves e moderados. A personagem Ivone, por exemplo, é uma psicopata de nível médio, pois ela sempre lesa uma só pessoa, nunca um grande sistema, e não é capaz de matar.


Segundo a médica, o grande tratamento para os psicopatas “é a postura que temos com essa pessoa”. A grande arma da sociedade, segundo a médica, é não tolerar a impunidade.

Zé da Luz



Zé da Luz, poeta, das terras nordestinas, nasceu em 29 de março de 1904 em Itabaiana, região agreste da Paraíba e faleceu no Rio de Janeiro em 12 de fevereiro de 1965. Veio ao mundo como Severino de Andrade Silva e recebeu a alcunha de Zé da Luz. Nome de guerra e poesia, nome dado pela terra aos que nascem Josés e, também, aos Severinos, que se não for Biu é seu Zé.

Sua poesia é dita nas feiras, nas porteiras, na beirada das estradas, nas ruas e manguezais. Perdeu-se do seu autor pois em livro não se encontra. Se encontra na boca do povo, de quem tomou emprestado a voz, para dividi-la em forma de rima e verso.

Seus poemas têm a cor do nordeste, o cheiro do nordeste, o sabor do nordeste. Às vezes trágico, às vezes humorado, às vezes safado. Quase sempre telúrico como a luz do sol do agreste. (os editores)


As flô de Puxinanã
(Paródia de As "Flô de Gerematáia" de Napoleão Menezes)

Três muié ou três irmã,
três cachôrra da mulesta,
eu vi num dia de festa,
no lugar Puxinanã.

A mais véia, a mais ribusta
era mermo uma tentação!
mimosa flô do sertão
que o povo chamava Ogusta.

A segunda, a Guléimina,
tinha uns ói qui ô! mardição!
Matava quarqué critão
os oiá déssa minina.

Os ói dela paricia
duas istrêla tremendo,
se apagando e se acendendo
em noite de ventania.

A tercêra, era Maroca.
Cum um cóipo muito má feito.
Mas porém, tinha nos peito
dois cuscús de mandioca.

Dois cuscús, qui, prú capricho,
quando ela passou pru eu,
minhas venta se acendeu
cum o chêro vindo dos bicho.

Eu inté, me atrapaiava,
sem sabê das três irmã
qui ei vi im Puxinanã,
qual era a qui mi agradava.

Inscuiendo a minha cruz
prá sair desse imbaraço,
desejei, morrê nos braços,
da dona dos dois cuscús!


Ai! se sêsse!...

Se um dia nós se gostasse;
Se um dia nós se queresse;
Se nós dos se impariásse,
Se juntinho nós dois vivesse!
Se juntinho nós dois morasse
Se juntinho nós dois drumisse;
Se juntinho nós dois morresse!
Se pro céu nós assubisse?
Mas porém, se acontecesse
qui São Pêdo não abrisse
as portas do céu e fosse,
te dizê quarqué toulíce?
E se eu me arriminasse
e tu cum insistisse,
prá qui eu me arrezorvesse
e a minha faca puxasse,
e o buxo do céu furasse?...
Tarvez qui nós dois ficasse
tarvez qui nós dois caísse
e o céu furado arriasse
e as virge tôdas fugisse!!!

Brasileira aparece como favorita ao Miss Universo 2009





Larissa Costa lidera votação popular via internet e tenta acabar com jejum de 41 anos do país sem a coroação


Escolha da Miss Universo 2009 ocorre no domingo, no Bahamas


Escolha da Miss Universo 2009 ocorre no domingo, no Bahamas
MIAMI - A brasileira Larissa Costa aparece como a primeira colocada na preferência do público para ser coroada no próximo domingo como a nova Miss Universo, concurso realizado no Bahamas, segundo informa o site oficial da premiação nesta quinta-feira, 20.



Larissa aparece com a maior nota dada pelos visitantes da página, 2.80, sete centésimos à frente da segunda colocada, a tailandesa Chutima Durongdej, que tem 2,73.



A potiguar tenta acabar com um jejum de 41 anos do país sem vencer o concurso. A última brasileira a se tornar Miss Universo foi Martha Vasconcellos, em 1968. No ano passado, Natália Anderle saiu logo na primeira eliminação e nem foi escolhida para as 15 semifinalistas.



As terceira e quarta colocadas também são representantes asiáticas - Zivanna Letisha Siregar, da Indonésia, e Bianca Manalo, das Filipinas. A equatoriana Sandra Vinces aparece na quinta posição, todas com notas muito próximas.



De acordo com a votação do público, todas as 15 melhores colocadas são asiáticas ou latino-americanas. A representante venezuelana, Stefania Fernandez, que defende o título para seu país, aparece apenas na 9ª posição.



A cerimônia de coroação da Miss Universo acontece no domingo no complexo hoteleiro Atlantis Paradise Island de Nassau, no Bahamas. As 84 candidatas passam os dias antes da coroação em uma série de reuniões pessoais com o júri, que testa sua capacidade de expressão e inteligência. Até o dia da premiação, as 15 semifinalistas serão anunciadas.

Justiça Prorroga inscrições do ENEM 2009

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas em todo o País até as 23h59 do próximo dia 28, por determinação do juiz Bruno Otero Ney da 6ª Vara Federal do Estado. De acordo com a Justiça Federal, o pedido foi feito pelo Ministério Público Federal do Estado, que entendeu que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) não poderia ter exigido o CPF dos candidatos no ato da inscrição.


No entendimento do MPF, os estudantes que fazem o exame estão na faixa etária média entre 15 e 17 anos e não têm obrigação legal de possuir o documento. Além disso, a Justiça ordenou que o Inep aceite as fichas de inscrição sem o CPF informado, que antes era exigido no ato da inscrição. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro em 1.619 cidades.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Três pessoas de Teixeira foram presas na Operação de Combate a Assalto da PF

A Delegacia de Polícia Federal de Patos com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Choque de Patos, PM, Companhia de Princesa Isabel e Secretaria de Segurança – GINTEL desencadearam uma operação denominada de Combate a assaltantes interestadual.

A operação foi realizada por volta das 06h da manhã de hoje nos estados da Paraíba e Pernambuco. Com 16 mandados de prisão e 14 de buscas expedidas pela Juíza da Comarca de Teixeira a PF deu inicio a operação.

Foram detidos e levados para Delegacia de Polícia Federal em Patos,

TEIXEIRA/PB - Neguinho, Carrinho e Carlito;
MATUREIA/PB – Wilson;
PRINCESA ISABEL/PB – Diniz

As investigações da Operação de Combate a assaltantes interestadual tiveram início no mês de abril e já havia sido detido também:

CAMPINA GRANDE/PB - ex-sargento Campos, Duda, Jesse, Marcos, Joaquim, (já se encontravam presos);
PESQUEIRA/PE – Nêgo Fia e Clóvis;
RECIFE/PE – Givaldo.

Operação Jabre: PF, PRF e PM cumprem mandados de prisão no Sertão da Paraíba

A Polícia Federal, com apoio das polícias Militar e Rodoviária Federal, além do GINTEL (Grupo de Inteligência da Secretaria da Segurança e Defesa Social) deflagrou desde as primeiras horas desta quinta-feira, 20,a Operação “Jabre”, que visa cumprir 14 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão na região dos Estados da Paraíba e Pernambuco.

Cerca de 50 policiais federais estão sendo utilizados na operação que tem como objetivo da operação é prender acusados de praticar diversos tipos de crimes, especialmente assaltos, na região sertaneja da Paraíba e Pernambuco, mais especificamente na região polarizada pelo “Pico do Jabre”.

Até o início da manhã alguns mandados já foram cumpridos. A operação está sendo realizada em cumprimento aos mandados de prisão e busca e apreensão expedidos pela justiça da Comarca de Teixeira. Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Teixeira, São José do Bomfim, Maturéia, Princesa Isabel e Campina Grande/PB, todos no Estado da Paraíba e ainda São José do Egito, Pesqueira, Belo Jardim e Recife/PE, em Pernambuco.

Segundo nota da Polícia Federal, as investigações tiveram início no mês de abril desse ano. Os homens procurados pela polícia são acusados de assaltos a caminhões de cargas, bancos e ainda casas lotéricas. O chefe do grupo, de acordo com as primeiras informações, reside em Teixeira e já se encontra preso.

Os responsáveis pela “Operação Jabre”, concederá entrevista às 10h, na sede da Delegacia da Polícia Federal na cidade de Patos, localizada a rua Alfredo Lustosa Cabral, 280 – bairro Salgadinho.

da Redação

WSCOM Online

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como cair em uma emboscada sem fim

Olhem só esse e-mail de uma pessoa doida para ganhar dinheiro na malandragem

Sem conta nos erros de grafia.


congratulaзгo‏
De: Paypal Notification office (sabadellgroup@terra.es)
Enviada: domingo, 16 de agosto de 2009 3:00:35
Para:

Attn Usuбrio! Esta й uma notificaзгo de que este endereзo de e-mail foi inscrito durante o Paypal Europeu selecзгo Draw e ganhou a soma de US $ 950.000.00 (novecentos e cinqьenta mil dуlares apenas). Para reclamar, por favor contacte a companhia para abaixo imediato o seu processo de sinistro; Rememebr a cotar estes nъmeros abaixo para verificaзгo por parte da empresa. REF: PP-21180-ES e LOTE: PP-245-44 vocк deve incluir seu nome, endereзo, sexo, idade, profissгo, Nacionalidade, nъmero de telefone Empresa: CONTINENTE ASEGUROS S.A Email: mainlandsecurity@gmail.com Dra. Alexandra Mayor (Crйdito Diretor) Tel; Tel: +34 634 162 345 BANCA SEGUROS S.A Atenciosamente, Dr.Maria Jose Muyor Paypal Europa Coordenador

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Seu Lunga - Tolerância zero!

Tolerância zero
(Ismael Gaião)

Eu vou falar de Seu Lunga
Um cabra muito sincero,
Que não tolera burrice
Nem gosta de lero-lero.
Tem sempre boas maneiras,
Mas se perguntam besteiras,
Sua tolerância é zero!

Ao entrar num restaurante
Logo depois de sentar,
Um garçom lhe perguntou:
O Senhor vai almoçar?
Lunga disse: não Senhor!
Chame o padre, por favor,
Vim aqui me confessar.

Lunga tava na parada
Com Renata perto dele.
Esse ônibus vai pra praia?
Ela perguntou a ele.
Ele, então, disse à mulher:
- Só se a Senhora tiver
Um biquini que dê nele!

Seu Lunga tava pescando
E alguém lhe perguntou:
- Você gosta de pescar?
Ele logo retrucou:
- Como você pode ver,
Eu vim pescar sem querer,
A polícia me obrigou.

Pagando contas no Banco
Lunga viveu um dilema
Pois com um talão nas mãos,
Ouviu de Pedro Jurema:
O Senhor vai usar cheque?
- Ele disse: não, moleque,
Vou escrever um poema.

Em sua sucataria
Alguém tava escolhendo,
- Por quanto o Senhor me dá,
Essa lata com remendo?
Lunga, sem pestanejar,
Disse: não posso lhe dar,
Porque eu estou vendendo.

E ainda irritado
A seu freguês respondeu:
Tudo que eu tenho aqui,
Eu vendo porque é meu.
Se o Senhor quiser ver,
Coisas sem ser pra vender
Vá visitar um museu.

Lunga foi comprar sapato
Na loja de Barnabé
E um rapaz bem gentil
Perguntou: é pra seu pé?
Ele disse: não esqueça,
Bote na minha cabeça,
Vou usar como boné.

Lunga carregava leite
Numa garrafa tampada
E um velho lhe perguntou:
Bebe leite, camarada?
Ele disse: bebo não!
Depois derramou no chão.
- Eu vou lavar a calçada.

Seu Lunga tava deitado
Na cama, sem se mexer.
E um amigo idiota
Perguntou, a lhe bater:
- O senhor está dormindo?
Lunga disse: tô fingindo,
E treinando pra morrer!

Seu Lunga foi a um banco
Com um cheque pra trocar
Um caixa muito imbecil
Achou de lhe perguntar:
O Senhor quer em dinheiro?
- Não quero não, companheiro,
Quero em bolas de bilhar.

Lunga olhou pro relógio
Na frente de Gabriela
Quando menos esperava,
Ouviu a pergunta dela:
- Lunga viu que horas são?
Ele disse: não, vi não,
Olhei pra ver a novela!

Seu Lunga comprava esporas
Para correr argolinha
E o vendedor idiota
Fez essa perguntazinha:
- É pra usar no cavalo?
- É não, eu uso no galo,
Monto e dou uma voltinha.

Seu Lunga tava pescando
Quando chegou Viriato
- Perguntando: aqui dá peixe?
Lunga falou: é boato!
No rio só dá tatu,
Paca, cutia e teju,
Peixe dá dentro do mato.

Lunga foi se consultar
Com um Doutor que era Crente
Esse logo perguntou:
- O Senhor está doente?
- Lunga disse: não Senhor,
Vim convidar o Doutor,
Para tomar aguardente.

Seu Lunga, com seu cachorro,
Saiu para caminhar
Um besta lhe perguntou:
É seu cão, vai passear?
Lunga sofreu um abalo,
Disse: não, é um cavalo,
Vou levar para montar.

Lunga trazia da feira,
Já em ponto de tratar,
Uma cabeça de porco,
Quando ouviu alguém falar:
- Vai levando pra comer?
Ele só fez responder:
- Vou levando pra criar!

Lunga foi à eletrônica
Com um som pra consertar
E ouviu um idiota
Sem demora, perguntar:
- O seu som está quebrado?
- Tá não, está estressado.
Eu trouxe pra passear.

Seu Lunga foi numa loja
Lá perto de Itaqui
- Tem veneno pra rato?
- Temos o melhor daqui.
Vai levá-lo? Está barato.
- Vou não, vou buscar o rato
Para vim comer aqui!

Seu Lunga tava bebendo,
Quando ouviu de Tião:
- Já que faltou energia,
Nós vamos fechar irmão!
Lunga falou: que desgraça!
Eu vim pra tomar cachaça,
Não foi tomar choque não!

Lunga tava em sua loja
Numa preguiça profunda
Quando escutou a pergunta
Vindo de Dona Raimunda:
- O Senhor tem meia-calça?
- Isso em você não realça,
Ou você, tem meia bunda?

Seu Lunga ia pescar
E um amigo encontrou
Depois de cumprimentá-lo
Seu amigo perguntou:
Lunga vai à pescaria?
Seu Lunga só disse: ia.
Pegou a vara e quebrou.

Jacó estava querendo
Apostar numa milhar
Vendo Lunga numa banca
Disse: agora vou jogar!
E foi gritando dali:
- Lunga, passa bicho aqui?
- Passa sim! Pode passar.

Seu Lunga sentia dor
Procurou Doutor Ramon
Que começou a consulta
Já perguntando em bom tom:
Seu Lunga, qual o seu plano?
Lunga disse: sem engano,
O meu plano é ficar bom!

Lunga tava em seu comércio
Despachando a Zé Lulu
Que depois de escolher
Fava e feijão guandu.
- Disse: vou levar fubá.
E o arroz como está?
Lunga respondeu: Tá cru!

Lunga com uma galinha
E a faca pra cortar,
Seu vizinho perguntou:
Oh! Seu Lunga, vai matar?
Com essa pergunta burra,
Disse: não, vou dar uma surra,
Logo depois vou soltar.

Lunga indo a um enterro
Encontrou Zeca Passivo
- Seu Lunga pra onde vai?
Ao enterro de Biu Ivo.
- E Seu Biu Ivo morreu?
- Não, isso é engano seu,
Vão enterrar ele vivo!

Lunga mostrou um relógio
Ao filho de Biu Romão
- Posso botar dentro d’água?
Perguntou o garotão.
Lunga disse sem demora:
- Relógio é pra ver a hora,
Não é sabonete, não!

Lunga fez uma viagem
Pra cidade de Belém
E quando voltou pra casa
Ouviu essa de alguém:
- Oh! Seu Lunga, já chegou?
- Eu não, você se enganou,
Chego semana que vem!

Lunga levou uma queda
De cima de seu balcão
- Quer tomar um pouco d’água?
Perguntou o seu irmão.
Lunga logo, respondeu:
Foi só uma queda, meu!
Eu não comi doce não!

Na porta do elevador
Esperando ele chegar
Seu Lunga escutou um besta
Pro seu lado perguntar:
- Vai subir nesse momento?
- Não, que meu apartamento,
Vai descer pra me pegar.

Se encontrar com Seu Lunga
Converse, mas com cuidado,
Pois ele pode ser grosso
Mesmo sendo educado.
Eu já fiz o meu papel
Escrevendo este cordel
Pra você ficar ligado!

O verdadeiro significado de alguns ditados populares

Você não precisa ir a Roma para entender o significado de alguns ditados populares. Aqui pertinho, no Cultura Nordestina, você não fica a ver navios e aprende tudo sem cair no conto do vigário.

Alguns ditados populares e suas devidas correções:

Dito Popular: “Quem tem boca vai a Roma”.
O correto seria: “Quem tem boca vaia Roma”. (do verbo vaiar).

Dito Popular: “Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro”.
O correto seria: “Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro”.

Dito Popular: “Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”.
O correto seria: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”.

Dito Popular: “Cor de burro quando foge”.
O correto seria: “Corro de burro quando foge!”

Dito Popular: “Cuspido e escarrado”. (alguém muito parecido com oura pessoa).
O correto seria: “Esculpido em carraro”. (tipo de mármore).

Dito Popular: "Quem não tem cão, caça com gato".
O correto seria: "Quem não tem cão, caça como gato". (ou seja, sozinho, esgueirando, astutamente, traiçoeiramente).

Veja também como surgiram esses:

O pior cego é o que não quer ver
Significado: Diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade.
Histórico: Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D'Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.

De cabo a rabo
Significado: Total conhecedor. Conhecer algo do começo ao fim.
Histórico: Durante o período das grandes navegações portuguesas, era comum se dizer total conhecedor de algo, quando se conhecia este algo de "cabo a rabah", ou seja, como de fato conhecer todo o continente africano, da Cidade do Cabo ao Sul, até a cidade de Rabah no Marrocos (rota de circulação total da África com destino às Índias).

Andar à toa
Significado: Andar sem destino, despreocupado, passando o tempo.
Histórico: Toa é a corda com que uma embarcação remboca a outra. Um navio que está "à toa" é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar. Uma mulher à toa, por exemplo, é aquela que é comandada pelos outros. Jorge Ferreira de Vasconcelos já escrevia, em 1619: Cuidou de levar à toa sua dama.

Casa de mãe Joana
Significado: Onde vale tudo, todo mundo pode entrar, mandar, etc.
Histórico: Esta vem da Itália. Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença (1326-1382), liberou os bordéis em Avignon, onde estava refugiada, e mandou escrever nos estatutos: "que tenha uma porta por onde todos entrarão". O lugar ficou conhecido como Paço de Mãe Joana, em Portugal. Ao vir para o Brasil a expressão virou "Casa da Mãe Joana". A outra expressão envolvendo Mãe Joana, um tanto chula, tem a mesma origem, naturalmente.

Onde judas perdeu as botas
Significado: Lugar longe, distante, inacessível.
Histórico: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí pra frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.

Da pá virada
Significado: Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio.
Histórico: Mas a origem da palavra é em relação ao instrumento, a pá. Quando a pá está virada para baixo, voltada para o solo, está inútil, abandonada decorrentemente pelo homem vagabundo, irresponsável, parasita. Hoje em dia, o sujeito da "pá virada", parece-me, tem outro sentido. Ele é O "bom". O significado das expressões mudam muito no Brasil com o passar do tempo.

Nhenhenhém
Significado: Conversa interminável em tom de lamúria, irritante, monótona. Resmungo, rezinga.
Histórico: Nheë, em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles não entendiam aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer "nhen-nhen-nhen".

Estar de paquete
Significado: Situação das mulheres quando estão menstruadas.
Histórico: Paquete, já nos ensina o Aurélio, é um das denominações de navio. A partir de 1810, chegava um paquete mensalmente, no mesmo dia, no Rio de Janeiro. E a bandeira vermelha da Inglaterra tremulava. Daí logo se vulgarizou a expressão sobre o ciclo menstrual das mulheres. Foi até escrita uma "Convenção Sobre o Estabelecimento dos Paquetes", referindo-se, é claro, aos navios mensais.

Pensando na morte da bezerra
Significado: Estar distante, pensativo, alheio a tudo.
Histórico: Esta é bíblica. Como vocês sabem, o bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificados para Deus num altar. Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar "pensando na morte da bezerra". Consta que meses depois veio a falecer.

Não entender patavina
Significado: Não saber nada sobre determinado assunto. Nada mesmo.
Histórico: Tito Lívio, natural de Patavium (hoje Pádova, na Itália), usava um latim horroroso, originário de sua região. Nem todos entendiam. Daí surgiu i Patavinismo, que originariamente significava não entender Tito Lívio, não entender patavina.

Santinha do pau ôco
Significado: Pessoa que se faz de boazinha, mas não é.
Histórico: Nos século XVIII e XIX os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era “recheado” com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.

Sem eira nem beira
Significado: Pessoas sem bens, sem posses.
Histórico: Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é a beirada da eira. Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos e o proprietário fica sem nada.
Aqui na região nordeste este ditado tem o mesmo significado, mas outra explicação. Dizem que antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado triplo, então construíam somente a tribeira ficando assim “sem eira nem beira”.

Vá se queixar ao bispo
Significado: Como quem manda ir se queixar de algum problema a outra pessoa.
Histórico: No tempo do Brasil colônia, por causa da necessidade de povoar as novas terras, a fertilidade na mulher era um predicado fundamental. Em função disso, elas eram autorizadas pela igreja a transar antes do casamento, única maneira de o noivo verificar se elas eram realmente férteis. Ocorre que muitos noivinhos fugiam depois do negócio feito. As mulheres iam queixar-se ao bispo, que mandava homens atrás do fujão.

Cair no conto do vigário
Significado: Ser enganado por algum vigarista.
Histórico: Duas igrejas em Ouro Preto receberam um presente: uma imagem de santa. Para verificar qual da paróquias ficaria com o presente, os vigários resolveram deixar por conta da mão divina, ou melhor, das patas de um burro. Exatamente no meio do caminho entre as duas igrejas, colocaram o tal burro, para onde ele se dirigisse, teríamos a igreja felizarda. Assim foi feito, e o vigário vencedor saiu satisfeito com a imagem de sua santa. Mas ficou-se sabendo mais tarde que o burro havia sido treinado para seguir o caminho da igreja vencedora.

Ficar a ver navios
Significado: Esperando algo que não aconteceu ou não apareceu. Esperar em vão.
Histórico: O rei de Portugal, Dom Sebastião, morreu na batalha de Alcácer-Quibir, mas o corpo não foi encontrado. A partir de então (1578), o povo português esperava sempre o sonhado retorno do monarca salvador. Lembremos que, em 1580, em função da morte de Dom Sebastião, abre-se uma crise sucessória no trono vago de Portugal. A conseqüência dessa crise foi a anexação de Portugal à Espanha (1580 a 1640), governada por Felipe II. Evidentemente, os portugueses sonhavam com o retorno do rei, como forma salvadora de resgatar o orgulho e a dignidade da pátria lusa. Em função disso, o povo passou a visitar com freqüência o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, esperando, ansiosamente, o retorno do dito rei. Como ele não voltou, o povo ficava apenas a ver navios.

Dourar a pílula
Significado: Melhorar a aparência de algo.
Histórico: Vem das farmácias que, antigamente, embrulhavam as pílulas em requintados papéis, para dar melhor aparência ao amargo remédio.

Chegar de mãos abanando
Significado: Chegar em algum lugar sem levar nada, de mãos fazias.
Histórico: Os imigrantes, no século passado, deveriam trazer as ferramentas para o trabalho na terra. Aqueles que chegassem sem elas, ou seja, de mãos abanando, davam um indicativo de que não vinham dispostos ao trabalho árduo da terra virgem.

A voz do povo, a voz de Deus
Significado: Essa tá obvia. Quem realmente sabe das coisas é o povo.
Histórico: As pessoas consultavam o deus Hermes, na cidade grega de Acaia, e faziam uma pergunta ao ouvido do ídolo. Depois o crente cobria a cabeça com um manto e saía à rua. As primeiras palavras que ele ouvisse eram a resposta a sua dúvida.

Chato de galocha
Significado: Pessoas muito chatas, resistente e insistente.
Histórico: Infelizmente, os chatos continuam a existir, ao contrário do acessório que deu origem a essa expressão. A galocha era um tipo de calçado de borracha colocado por cima dos sapatos para reforçá-los e protegê-los da chuva e da lama. Por isso, há uma hipótese de que a expressão tenha vindo da habilidade de reforçar o calçado. Ou seja, o chato de galocha seria um chato resistente e insistente, explica Valter Kehdi, professor de Língua Portuguesa e Filologia da Universidade de São Paulo. De acordo com Kehdi, há ainda a expressão chato de botas, calçados também resistentes, o que reafirma a idéia do chato reforçado.

Do arco-da-velha
Significado: Coisas do arco-da-velha são coisas inacreditáveis, absurdas.
Histórico: Arco-da-velha é como é chamado o arco-íris em Portugal, e existem muitas lendas sobre suas propriedades mágicas. Uma delas é beber a água de um lugar e devolvê-la em outro - tanto que há quem defenda que “arco-da-velha” venha de arco da bere (”de beber”, em italiano).

Substância contra o mau hálito feita de... café?

George Hunka


Os cientistas descobriram que o extrato de café tem o efeito de matar as bactérias que causam a halitose.

Efeito desidratante do café

"Todo o mundo acha que o café causa mau hálito," diz o médico e pesquisador Mel Rosenberg, "e isto frequentemente é verdade porque o café, que tem um efeito desidratante na boca, torna-se potente quando misturado com leite, podendo fermentar em substâncias com odores ruins."

Mas não é sempre assim. "Contrariamente às nossas expectativas, nós descobrimos alguns componentes no café que de fato inibem o mau hálito," diz Rosenberg.

Café contra o mau hálito

A equipe do Dr. Rosenberg descobriu uma substância, isolada de um extrato de café, que pode na verdade inibir o crescimento das bactérias que causam o mau hálito. Os testes em laboratório mostraram que a substância impede o crescimento das bactérias e a liberação de odores.

Os cientistas estavam estudando a influência de diversos tipos de café no surgimento e na intensidade da halitose, analisando seu comportamento em amostras de saliva. Mas, para sua surpresa, os extratos de café tiveram o efeito oposto, inibindo o crescimento das bactérias.

"A lição que aprendemos aqui foi a da humildade," diz Rosenberg. "Nós esperávamos que o café fosse causar mau hálito, mas há algo nessa bebida mágica que tem o efeito oposto."

Benefícios antibacterianos do café

Agora os pesquisadores querem isolar as moléculas inibidoras das bactérias a fim de tirar proveito de todos os benefícios antibacterianos do café. "Não iremos usar o extrato bruto, mas o material ativo contido nele," diz Rosenberg.

A descoberta poderá se tornar a base de uma classe inteiramente nova de enxaguantes bucais e balas e gomas contra o mau hálito. O princípio ativo antibacteriano do café poderá ser incluído em uma bala ou outro produto e impedir que as bactérias se formem, em fez de mascarar seus efeitos com um cheiro de menta, como fazem os produtos atuais.

Tatuar menor de 16 anos está proibido

Estúdios devem se adaptar a lei estadual

Por: ANDRÉ GOMES


Flávia Gondim Soares procurou um estúdio de tatuagem para gravar na pele as iniciais dos dois filhos. Quando decidiu que iria fazer a homenagem, o primeiro procedimento adotado foi se informar sobre as condições de higiene adotadas pelo tatuador durante o procedimento de trabalho. Mas não é todo mundo que tem essa preocupação e por isso o Governo do Estado decretou a Lei 8.768/09 que regulamenta as condições de funcionamento dos gabinetes de tatuagem e de piercing, fiscalização e vigilância sanitária dos ambientes. Apesar do decreto estadual, a Vigilância Sanitária do município não sabe informar quantos estabelecimentos existem em João Pessoa. Segundo Ivanildo Brasileiro, da Vigilância da capital, o órgão foi pego de surpresa com a publicação da nova lei.
Entre as determinações está a proibição para tatuar adolescentes com idade inferior a 16 anos, mesmo com autorização por escrito dos pais. Antes, se existisse a autorição os tatuadores podiam fazer o trabalho. Para os maiores de 16 e menores de 18 anos os estúdios devem possuir um arquivo próprio das autorizações, dos pais ou responsável, organizado de tal forma que possa ser objeto de rápida verificação por parte das autoridades sanitárias competentes. A autorização deverá ficar em arquivo próprio durante três anos, pelo profissional que realizou o serviço no gabinete onde exerce sua atividade. Fica obrigado também possuir um livro de registro de acidentes, autenticado na Vigilância Sanitária
Entre outras determinações, nos estúdios todo o instrumental empregado na execução de procedimentos inerentes às práticas de tatuagem e de piercing deverá, obrigatoriamente, ser submetido a processo de descontaminação, limpeza e esterilização. As agulhas, lâminas ou dispositivos destinados a remover pelos, empregados na prática de tatuagem, deverão ser descartáveis e de uso único. Os adornos deverão ser submetidos a processos de esterilização.
Somente poderão ser empregadas, para a execução de procedimentos inerentes à prática de tatuagem, tintas atóxicas fabricadas especificamente para tal finalidade. Nos gabinetes de tatuagem e de piercing, produtos, artigos e materiais descartáveis destinados à execução de procedimentos deverão ser acondicionados em armários exclusivos para tal finalidade.
Os produtos empregados na higienização ambiental deverão ser acondicionados em locais próprios. Os restos dos materiais usados na aplicação de tatuagem e piercing são considerados lixo hospitalar, devendo ser embalados de acordo com a Norma 588/1977 e entregues à coleta seletiva. Segundo o tatuador Jeison Peixoto, a única determinação que ainda não era obrigatória era a questão das tatuagens para menores de 16 anos. Ele disse que o restante das determinações já funcionam no seu estúdio, no bairro de Tambaú.
O descumprimento no disposto neste decreto sujeita o infrator a advertência, multa e cassação do Alvará de Funcionamento.
Os estabelecimentos de que trata o decreto deverão ainda ter a identificação clara e precisa do estabelecimento e livro próprio, autenticado na Vigilância Sanitária, contendo a identificação do cliente. Os responsáveis pelos estabelecimentos devem fixar cartazes informando sobre os riscos decorrentes da execução dos procedimentos, bem como sobre o Livro de Registro de Acidentes em caso de ocorrência de eventuais complicações.
De acordo com Ivanildo Brasileiro, após o levantamento que está sendo feito pela Vigilância municipal sobre a quantidade de estúdios de tatuagens e piercings será realizada uma oficina para os donos e funcionários sobre a nova lei.

Concursos: Inscrições para PRF podem ser feitas até 11 de setembro

Por: JACQUELINE SANTOS


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) publicou edital do concurso para 750 vagas, com salários iniciais de R$ 5.602,12. Os candidatos já podem se inscrever exclusivamente via internet, através do site (www.funrio.org.br) até o dia 11 de setembro. Entre as exigências, estão nível superior completo em qualquer área e possuir carteira de habilitação na categoria B ou classificação superior.
A taxa de inscrição corresponde a R$ 100. A prova objetiva e a redação estão previstas para a segunda quinzena de outubro. A novidade é a inclusão das disciplinas Noções de Física, Primeiros Socorros e Direção Defensiva no programa do concurso.
Outras disciplinas também sofreram ajustes para melhor adequar o conteúdo cobrado ao dia-a-dia dos policiais. Nas provas do último concurso, em 2008, com vagas apenas para o Pará e o Mato Grosso, foram cobrados conhecimentos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos de Informática, Legislação de Trânsito e Conhecimentos de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e Civil).
Na prova física, outra surpresa: o teste de natação foi excluído da avaliação. As demais etapas permanecem as mesmas: teste em barra fixa, de impulsão horizontal e de corrida de 12 minutos. As instruções normativas referentes a essa e a outras fases do processo seletivo também serão divulgadas nos próximos dias. A meta da PRF é homologar o resultado final do concurso antes de julho do ano que vem para que as nomeações, permitidas para a partir de abril, possam ser realizadas até mesmo no período eleitoral.
Além da remuneração, os concursados terão direito a benefícios, como auxílio-alimentação, que varia de R$ 126 a R$ 161,99 conforme a região e contarão ainda com a estabilidade proporcionada pelo regime estatutário de contratação.
A jornada de trabalho é em regime de escala, com carga horária de 40 horas semanais.

PB confirma 3 casos e monitora 16 cidades

PB confirma 3 casos e monitora 16 cidades

Por: BARTOLOMEU HONORATO


A Paraíba registrou três casos confirmados de contaminação de gripe suína sem os pacientes terem viajado ao exterior ou entrado em contato com pacientes que trouxeram o Influenza A de outros Estados brasileiros. A afirmação de que o H1N1 está circulando na capital e interior paraibano foi da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O governo suspeita que a doença já esteja presente em 16 cidades paraibanas. Até agora, ocorreram 73 notificações do vírus na Paraíba, sendo 12 confirmados (duas mortes), 32 descartados e 29 em processo de investigação.
Na lista de confirmação de infectados dentro da Paraíba, está o professor de Inglês Eduardo Barros dos Santos Coelho, 35 anos, que morreu no dia 8 deste mês. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que a vítima não viajou para outros Estados brasileiros ou até mesmo ao exterior. Ele contraiu a doença na Paraíba. Eduardo Barros morava em Cabedelo. Os dois últimos casos confirmados são de um médico de 61 anos, morador de João Pessoa, e de uma estudante de 14 anos, residente em Coxixola. A gerente de Resposta Rápida da SES, Diana Pinto, explicou que entre os casos confirmados da nova gripe, 75% deles atingiram homens. Ou seja, 54 infectados.
“Considerando a faixa etária, 75% dos pacientes têm entre 15 e 34 anos, sendo que, no geral, a idade varia de 14 a 61 anos. Os casos confirmados estão distribuídos em quatro municípios, sendo oito em João Pessoa, dois em Cabedelo, um em Tavares e um em Coxixola. Nenhum caso foi confirmado em gestante e nenhum dos 29 em investigação é grave”, explicou. Donas de casa, estudantes, crianças, caixas de supermercado, cabeleireiras e trabalhadores do comércio e segurança fazem parte da relação de casos suspeitos da doença e que estão em investigação pela Secretaria de Saúde da Paraíba.
Conforme a SES, 58% dos casos confirmados (sete dos 12) apresentaram quadro de gripe leve e foram considerados apenas como síndrome gripal. O boletim informou, ainda, que a Paraíba apresenta uma taxa de letalidade menor que a do Brasil, com 0,05 óbito por cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto o Brasil registra 0,09 morte em cada 100 mil habitantes. Dentre os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados e encerrados, 22 até o momento, cinco deles (ou 23%) foram confirmados como a nova gripe H1N1 (desses, quatro apresentaram pelo menos um fator de risco para complicação e dois evoluíram para óbito), um confirmado de influenza A sazonal e 73% (16 dos 22) descartados para Influenza A e B. O levantamento feito pela SES mostrou que os sinais e sintomas mais frequentes nos casos confirmados foram febre, tosse, dor de garganta, coriza e calafrio.
ÔNIBUS
A estudante Fernanda Soares utiliza quatro ônibus diariamente. Dois para trabalhar e dois para ir à faculdade. Ela faz parte do universo de 7,6 milhões de usuários que mensalmente utilizam o transporte coletivo em João Pessoa. Fernanda Soares, assim como os demais, corre o risco de contrair o vírus da Influenza A (gripe suína), devido ao grande fluxo de pessoas que passam nos ônibus. “Sei que estou me arriscando, mas não tenho carro, tenho de recorrer ao transporte coletivo”, disse. Como não tem opção, a estudante procura se prevenir com o que está ao seu alcance. “Sempre que deixo o ônibus, lavo bem as mãos”, declarou.
Foi exatamente pela alta possibilidade de risco do vírus da gripe A nos ônibus, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez ontem algumas recomendações importantes que devem ser seguidas pelas empresas de transporte coletivo. Limpar os bancos, corrimão e vidros com álcool em gel, deve ser a primeira medida adotada no combate à gripe A, conforme nota divulgada pela SMS. Com a limpeza, segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Júlia Vaz, os usuários ficarão um pouco menos expostos ao contágio. Mas isso não é suficiente. “Por ser um local de grande rotatividade, os ônibus não poderiam deixar de receber recomendações”, enfatizou. A nota técnica foi enviada ontem para a Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP).
Porém, o uso da máscara não é necessário, segundo a coordenadora. “O usuário precisa ter cuidado, mas não tem a necessidade de usar a máscara de proteção, sem a devida recomendação”, disse Júlia Vaz. O uso indiscriminado da máscara, segundo ela, pode trazer outros problemas como a vulnerabilidade a fungos e bactérias.


casos em investigação:

Auxiliar de Serviços Gerais, 37 anos (F) – Bayeux
Criança, 3 anos (M) – Bayuex
Estudante, 15 anos (F) – Cabedelo
Cabeleireira, 33 anos (F) – Campina Grande
Estudante, 29 anos (M) – CG
Estudante, 22 anos (M) – CG
Médico, 42 anos (M) – CG
Contador, 31 anos (M) – CG
Estudante, 13 anos (F) – CG
Agricultor, 65 anos (M) – Capim
Dona de casa, 22 anos (F) – Guarabira
Bancária, 24 anos (F) – João Pessoa
Criança, 6 anos (F) – JP
Dona de casa, 37 anos (F) – JP
Professor, 24 anos (M) - JP
Estudante, 20 anos (F) – JP
Caixa de supermercado, 22 anos (M) – JP
Criança, 1 ano (F) – JP
Criança, 10 anos (M) – JP
Comerciário, 20 anos (M) – JP
Segurança, 29 anos (M) – JP
Estudante, 29 anos (M) – JP
Técnica em Enfermagem, 69 anos (F) – JP
Dona de casa, 73 anos (F) – JP
Estivador, 49 anos (M) – JP
Pedreiro, 58 anos (M) – JP
Dona de casa, 73 anos (F) – Mamanguape
Dona de casa, 74 anos (F) – Santa Rita
Estudante, 10 anos (F) – São Bento