Mural de Recados

sábado, 6 de junho de 2009

Pen Drives Bizarros

Alguns modelos de Pen Drives pra lá de bizarros

usb_drive_03usb_drive_01
usb_drive_04usb_drive_05usb_drive_06usb_drive_08usb_drive_10usb_drive_11usb_drive_12usb_drive_13usb_drive_14usb_drive_16usb_drive_19usb_drive_20usb_drive_18usb_drive_17usb_drive_25usb_drive_28usb_drive_26usb_drive_24usb_drive_23usb_drive_31usb_drive_30usb_drive_29usb_drive_34usb_drive_32usb_drive_33

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Segundo informações da CBF, nesta sexta-feira (29) a FIFA divulgou os nomes das Cidades Brasileiras onde acontecerão os jogos da copa do mundo de 2014. Mas, o anuncio oficial será no domingo, durante reunião em Nassau nas Bahamas. E será transmitido pelas TV Globo, Sportv e TV Bandeirantes.
Lista das cidades da Copa do Mundo de 2014
-Rio de Janeiro,-São Paulo,-Belo Horizonte,-Porto Alegre,-Curitiba,-Brasília,-Cuiabá,-Manaus,-Fortaleza,-Salvador,-Recife-Natal.
E a Cidade escolhida para a final da Copa do Mundo de 2014 é o Rio de Janeiro.

Os comitês das cidades-sedes terão muito trabalho pela frente. Terão que cumprir prazos e todo o cronograma estabelecido pela FIFA até 2014. Diz Ricardo Teixeira secretário geral da FIFA.
Vejam como ficarão os estádios das cidades escolhidas, conforme projeto apresentado.
Arena de Porto Alegre


Recife


Estadio Dunas Natal


Estadio do Morumbi


Castelão em Fortaleza


Manaus


Maracanã - Rio de Janeiro


Belo Horizonte


Brasilia


Cuiabá


Curitiba


Salvador

Dúvidas sobre o Windows 7: entrevista com Ricardo Wagner

A entrevista foi pautada, basicamente, por uma seleção de perguntas enviadas pelos leitores do WinAjuda. Abaixo, um resumo das respostas dadas por ele, divididas em onze tópicos, cada um referente a uma pergunta.
Windows 7 no Brasil: preço, lançamento e divulgação

Achei que essa pergunta seria um tiro na água, mas me enganei. O Windows 7 custará o mesmo que, hoje, o Windows Vista custa. A notícia pode ser boa ou ruim, dependendo de quem a lê.
Um ponto no qual Ricardo bateu muito foi na forma mais barata de se comprar Windows: pré-instalado em computadores novos. Ele não relevou (e nem podia) valores, mas disse que o Windows vendido em regime OEM para fabricantes é muito mais barato que a versão que chega ao varejo. Como exemplo, citou computadores populares, completos, inclusive com monitor e licença do Windows, e que custam R$ 800,00. Fica a dica!
Sobre o lançamento, não há data definida ainda, nem se ele será mundial, ou seja, se teremos os 36 principais idiomas sendo lançados no mesmo dia. Existe a possibilidade do lançamento acontecer em “ondas” (waves), tal qual o Release Candidate e Service Packs, mas há fortes chances do Windows 7 pt-Br sair junto com o americano.

Concorrência com Linux e pirataria decorrente

A pirataria em decorrência de PCs comprados com Linux que são “convertidos” para Windows pirata é um grande problema tanto para a Microsoft, quanto para o consumidor. O que esse perde é a garantia: a Microsoft não pode concedê-la por tratar-se de sistema pirata, e o fabricante do equipamento se excusa do serviço porque a troca do sistema, geralmente, implica em perda de garantia.
O que a Microsoft fará, no sentido de diminuir esse cenário - segundo Ricardo, 9 em cada 10 PCs vendidos com Linux são “convertidos”, será trabalhar com conscientização. Não só a do consumidor, mas de toda a cadeia de vendas, incluindo o vendedor. O primeiro ponto é mostrar que o Windows é melhor que a concorrência. O segundo, evitar que um mercado paralelo que está já muito forte, o de “conversão” de computadores Linux para Windows, se estabeleça.
Por fim, o WGA cumpre o papel de remédio, tentando legalizar quem já usa Windows pirata. O preço das licenças vendidas via WGA não é tão atraente quanto as das OEM, mas não deixa de ser uma forma de sair da ilegalidade.

Drivers de dispositivos legados

Muitos donos de GeForce FX estão furiosos com a NVIDIA. Isso porque seus drivers específicos para o Windows 7 não suportam essa série, que é antiga, sim, mas ainda atende os requisitos do Windows, inclusive do ambiente Aero.
Ricardo disse que, desde o início do desenvolvimento de um novo produto, a Microsoft atua em parceria com fabricantes de hardware e software. Não há barreiras, nem nada do tipo. Tudo quanto for possível, é feito, no sentido de proporcionar às fabricantes oportunidades de atualizarem seus produtos para a nova versão.
Só que isso é uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo em que uma fabricante pode criar drivers para dispositivos legados, ela pode deixá-los sem suporte, forçando o usuário a ter que comprar um novo. É uma tática um tanto quanto “desleal”, mas a Microsoft está de mãos atadas, pois ela não produz drivers.
Ainda assim, no Windows 7 a questão dos drivers está sendo tratada com muito cuidado, já que essa área foi uma das mais problemáticas no lançamento do Windows Vista. Espera-se que os problemas decorrentes de drivers sejam bem menores no lançamento do Windows 7.

Opções de upgrade e Anytime Upgrade

Infelizmente, essas opções ainda não estão confirmadas.
Se a tradição local valer [e aqui sou eu, Rodrigo, que estou dizendo], provavelmente teremos opções de upgrade, licenças mais baratas para serem instaladas em cima do Vista e, quem sabe, até do XP.
Sobre o Anytime Upgrade, é um programa de atualização de edição (p. ex., Windows 7 Home Premium para Professional) que existe nos EUA e em alguns outros países desde o Vista. Ricardo disse que a Microsoft Brasil ainda estuda a viabilidade dessa modalidade de upgrade no Brasil.

Atualização gratuita para quem comprar o Windows Vista

É muito comum no mercado de sistemas operacionais, uma empresa oferecer, próximo do lançamento de uma nova versão, a opção de atualização gratuita. No Windows 7, provavelmente, não será diferente. Porém, como não existe data de lançamento da versão final confirmada ainda, a data em que essa proposta passa a valer também é incerta.
Um ponto interessante e desconhecido que Ricardo comentou foi o funcionamento desse tipo de promoção. A Microsoft dá as ferramentas, mas cabe ao integrador OEM decidir se participa da promoção ou não. Ou seja, não é a Microsoft que impõe essa opção de upgrade gratuito a todos, mas sim a Dell, Sony, Toshiba, Acer, etc. E o upgrade pode tanto ser gratuito, quanto custar uma pequena taxa. Novamente, cabe ao integrador essa decisão.

Sistema anti-pirataria do Windows 7

Continua como o do Windows Vista, inclusive com o modo reduzido de funcionalidade, após trinta dias de instalação sem que uma CD-Key válida tenha sido inserida.
Existirão diferenças sutis, no que toca os processos ativação e validação, que serão mais rápidos.

64 bits

Continua a mesma regra do Windows Vista: quer seu sistema 64 bits? Ligue para a Microsoft e peça. Exceção apenas da edição Ultimate, que vem com as duas, 32 e 64 bits, na caixa.
O motivo dessa decisão é evitar confusões. A arquitetura 64 bits ainda não está madura o suficiente para o grande público, de modo que haveria mais transtornos e confusões em relação às duas edições do que benefício efetivo. Talvez no Windows 8?

Windows Vista - 7 igual Windows 2000 - XP?

Segundo Ricardo, essa comparação é especulação. O Windows 7 não é o primeiro e nem será o último Windows (Windows 8 confirmado? ). O Vista, apesar da má fama, cumpriu várias metas da Microsoft: inovação, entrega do produto, expectativa de vendas. A intenção é que o Windows 7 siga o mesmo caminho, e a julgar pela recepção das versões Beta e RC, ele tende a fazer muito sucesso.

Windows 7 Ultimate

Sem Ultimate Extras, e com acumulo de funcionalidades entre versões, quais os diferenciais? A edição Ultimate é a equivalente no varejo da Enterprise, que só é comercializada em licenças de volume. Ela traz todos os recursos de todas as edições do Windows, além de outros exclusivos. Segundo foi passado, são esses os recursos:
BitLocker e BitLocker To Go;
Virtualização aprimorada;
App Locker (bloqueio de determinados programas);
Brandcast (herdado do Windows Server 2008 R2, uma espécie de sistema peer-to-peer para redes com filiais espalhadas em vários locais distantes);
Direct Acces (VPN);
Language Packs.
Somente heavy users terão interesse nessa edição. A expectativa é que as atenções fiquem, mesmo, nas Home Premium e Professional.

Programas no Windows 7

A certa altura, perguntei ao Ricardo como ficariam os programas removidos do Windows, como o Windows Live Essentials, além de outros da Microsoft que complementam a experiência de uso, como o Windows Live OneCare (agora Morro) e Windows Virtual PC.
Esses programas são disponibilizados a integradores OEM sob a forma de OPK (OEM Preinstallation Kit). Ou seja, hoje, se a Positivo, por exemplo, quiser colocar o Windows Live Essentials em seus computadores, ela pode fazer através do OPK desse programa. Alguns, como do Essentials, são gratuitos, outros, são pagos.
O sonho da Microsoft é que integradores façam uso de todos os OPKs possíveis, para garantir ao consumidor a melhor experiência de uso possível. O problema é que esses programas extras encontram algumas barreiras nas fabricantes, afinal, dá para baixá-los de graça na Internet. Mas a opção existe, portanto, não estranhe se ver, no mercado, computadores sendo vendidos com o Windows Live Messenger pré-instalado.

Bônus: Morro

Ao fazer a pergunta acima, Ricardo me perguntou o motivo do antivírus da Microsoft se chamar “Morro”. Acredite ou não, o nome é mesmo brasileiro, vem de “Morro de São Paulo”.
A história é a seguinte: a Microsoft Brasil estava estudando a possibilidade de lançar o Windows Live OneCare aqui, só que encontrou alguns problemas no sistema que inviabilizavam esse lançamento. Os executivos brasileiros, então, mandaram algumas sugestões de mudanças no OneCare para Redmond. As ideias foram tão bem aceitas por lá, que a sede mundial da Microsoft decidiu descontinuar o projeto OneCare, e trabalhar em cima das sugestões brasileiras, a fim de lançar um novo produto. Para homenagear o Brasil, berço do Morro, deram a ele esse codinome. Legal, não?
E foi isso. Ainda teve outra pergunta, sobre netbooks e Windows 7 Starter, mas ela basicamente já foi respondida neste post. Espero que tenham gostado, e que as informações sejam úteis. A entrevista foi bem tranquila e divertida, e na medida do possível, realizaremos outras no futuro. Quaisquer dúvidas, os comentários estão aí para isso.
Imprima ou salve este post em PDF.
Fonte: WinAjuda