Mural de Recados

sábado, 27 de junho de 2009

Como salvar uma vida com a manobra Heimlich

Não é sempre que temos a oportunidade de salvar a vida de alguém, mas, quando a situação aparece, é importante saber o que fazer. Quando Cody Gelling, de nove anos, encontrou seu irmão de três anos Logan engasgando, se lembrou de uma aula de primeiros socorros que tinha feito. Depois de tentar bater nas costas do irmão e não conseguir melhorar sua respiração, Cody realizou a manobra Heimlich – conseguindo tirar um pequeno anel que estava engasgando Logan. “Isso mostra que nunca sabemos quando precisamos (do conhecimento de primeiros socorros)”, afirmou o instrutor de primeiros socorros de Cody.
Logan Gelling faz parte agora de uma longa lista de pessoas que foram salvas pela manobra, criada pelo médico Henry Heimlich em 1974. Ele era um cirurgião torácico, e desenvolveu a técnica ao descobrir que o engasgamento era a sexta causa de morte mais comum nos Estados Unidos. Heimlich então criou a manobra que levou seu nome, que tenta tirar a obstrução da garganta ou traquéia ao utilizar a força do ar que fica preso nos pulmões.
A técnica induz uma tosse artificial que expele o objeto que esteja bloqueando a respiração da vítima.
Quando uma pessoa está engasgando, a técnica ensina que deve-se posicionar atrás na pessoa, fechar o punho e colocá-lo com o polegar estendido entre o umbigo e o osso externo, fazendo força com a outra mão. A pressão feita sobre o diafragma expulsa o ar dos pulmões, liberando as vias aéreas.
desengasgar outra pessoa a manobra de heimlich
Curiosamente, Heimlich, que atualmente tem 89 anos, só teve que realizar a manobra uma vez, em um restaurante. “Virei e vi um homem engasgando, então fiz a manobra e continuei com meu almoço”, afirma.
Para quem tiver o azar de engasgar sozinho, a manobra tem que ser adaptada, como a médica Marilyn Dover fez quando se viu sem conseguir respirar. “Fiquei em pé, coloquei minhas mãos fechadas no topo do meu abdômen, e contrai meu peito para expelir o ar dos meus pulmões”. Depois de fazer isso, Dover conseguiu tirar o pedaço de comida que estava fazendo com que ela engasgasse.
A foto no topo do texto é do filme Choke (Engasgar, em inglês), muito bom por sinal. [Telegraph]

Microsoft considera venda do Windows 7 em pendrives

Um dos maiores nichos nos quais a Microsoft quer emplacar o Windows 7 é o dos netbooks. O aparecimento dos pequeninos e o peso do Vista que praticamente inviabilizava seu uso em hardware limitado fizeram a Microsoft estender a vida do Windows XP e repensar algumas coisas sobre seu sistema.
Agora que os netbooks estão populares e bem definidos, e às vésperas do lançamento de um novo Windows, a empolgação e expectativa das pessoas em torno da relação entre os dois, netbooks e Windows 7, são grandes. Em termos de desempenho, vários testes mostraram não haver problemas. O único ponto que ainda custa alguns cabelos do pessoal de Redmond é a instalação.
Desde o Windows 95 o sistema operacional é distribuído via mídia óptica. Primeiro o CD, depois, DVD. O problema é que praticamente todos os netbooks vêm sem leitor de DVDs. Assim, é preciso recorrer a um drive externo, pouco comum, ou então a gambiarras fora do alcance de usuários normais.
Para contornar esse problema, uma fonte da CNET disse que a Microsoft estaria cogitando a comercialização do Windows 7 em pendrives. Portas USB todos os netbooks possuem, e capacidade para “bootar” a partir delas também. Seria uma forma de contornar essa limitação dos netbooks sem causar transtornos extras aos consumidores, ávidos por substituir o cansado Windows XP por um sistema mais novo e tão leve quanto.
Não há confirmação oficial ainda, o que deixa a questão no ar। Mas, que seria uma boa, isso seria.
Lembrando que muita gente já instalou o windows xp através de um pen drive.

Fonte: Gizmodo.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Vinagre combate gordura corporal

Normalmente o vinagre é usado para o tempero de saladas, mas um novo estudo sugere que ele também deve ser aceito como um produto que ajuda na saúde – propriedade já muito difundida na medicina popular. Cientistas japoneses descobriram que o uso de vinagre é eficaz para evitar o acúmulo de gordura corporal e o ganho de peso em um estudo realizado com ratos.
Tomoo Kondo e sua equipe notaram que o vinagre é usado pela medicina popular há muito tempo. Ele é usado para várias doenças, e pesquisas científicas modernas sugerem que ácido acético, o principal componente do vinagre, pode ajudar a controlar a pressão sanguínea, níveis de açúcar no sangue e o acúmulo de gordura. Para verificar os efeitos do vinagre, dois grupos de ratos de laboratório receberam uma mesma dieta rica em gorduras, e um grupo recebeu o ácido acético, e o outro não. O grupo que consumiu o vinagre teve um desenvolvimento 10% menor de gordura corporal que o outro grupo.

A descoberta aparece em uma época que conselhos sobre a alimentação e dietas são constantes, mas pesquisas feitas nos Estados Unidos mostram que as dietas da população do país estão piorando. A procura por recomendações sobre um estilo de vida saudável por pessoas de meia idade e da terceira idade diminuiu, em comparação a duas décadas atrás.

A nova pesquisa ajuda a confirmar a ideia que o ácido acético combate a gordura do corpo ao ativar genes que geram as proteínas envolvidas na quebra da gordura, assim suprimindo o acúmulo de gordura no corpo. Pesquisas ainda têm que ser feitas em humanos para verificar se os resultados e efeitos são semelhantes aos dos ratos. [Live Science]

domingo, 21 de junho de 2009

Sony PSP Go é um slider com 16 GB de armazenamento e Bluetooth


Imagens vazadas revelaram o Sony PSP Go, que deve ser lançado na E3. Parece que aqueles rumores eram verdadeiros: é um slider sem drive de UMD e com 16 GB de memória. Sai no outono norte-americano, e ainda não há informações sobre preço, mas isso deve ser divulgado no anúncio oficial, na semana que vem.
As informações vazaram por uma pequena escorregada da Sony – elas estão na edição de junho do Qore. Já as fotos aparentemente oficiais são do Eurogamer.
O Go parece manter o joystick analógico simples, mas o design no geral parece ser melhor para jogar, além de ser mais “circular” do que as versões anteriores do PSP. Note que não dissemos “atraente”: o círculo onde ficam os botões Start e Select, principalmente, passa uma sensação de algo do final dos anos 90, mas ainda temos que ver como ele fica em nossas mãos. O console deve incluir Bluetooth e slot para cartão de memória (Memory Stick, gah), além dos 16 GB de memória interna.

Também confirmando rumores anteriores, o PSP Go não substituirá o PSP 3000 – tentará viver pacificamente com o velho aparelho nas prateleiras das lojas. E os 16 GB de armazenamento fazem sentido, considerando o que temos ouvido sobre possíveis locações digitais de games e lojas de música. [Gaming Console Network via PlayStation Forums via Engadget; Eurogamer via Engadget]