O professor Eduardo Barros Santos Coelho, 35 anos, a segunda pessoa a morrer vítima da gripe Suína na Paraíba, foi velado ontem à tarde na Funerária Morada da Paz, na avenida João Machado, em Jaguaribe. O enterro aconteceu no cemitério Senhor da Boa Sentença, também na Capital.
Além de ter sido infectado por influenza A-H1N1, o paciente estava com suspeita de pneumonia fúngica, que se for confirmada, teria sido um fator de agravamento da doença.
A segunda vítima da Gripe A no Estado era professor de inglês e trabalhava na Cultura Inglesa localizada na avenida Epitácio Pessoa. Ele morava na cidade de Cabedelo e também no Colégio Geo Tambaú, no bairro Tambaú.
De acordo com Paulo Carvalho, coordenador do Geo Pré-Vestibular, o professor Eduardo não teve contato com os alunos na volta as aulas, na última segunda-feira (3), pois já estava hospitalizado.
As primeiras informações dão conta de que Eduardo tinha viajado no mês passado, durante as suas férias, para o Estado de Minas Gerais. Mas há também informações de que ele pode não ter viajado e, caso se confirme, a infencçaõ teria ocorrido dentro do Estado da Paraíba.
Esse e outros aspectos que cerca a morte de Eduardo deverão ser esclarecidos pelo secretário Estadual da Saúde, José Maria de França, que ao lado da equipe de técnicos da Vigilância e da médica infectologista que acompanhou o professor, Joana D’Arc Frade, durante entrevista coletiva à imprensa, às 10h desta segunda-feira (10), na sede da secretaria de Estado da Saúde (SES), na avenida Dom Pedro II, Torre, na Capital.
Números no Estado
Segundo o último balanço da Gerência de Vigilância em Saúde do Estado, desde o surgimento da nova gripe, foram notificados 45 casos suspeitos na Paraíba, sendo que 10 foram confirmados (com dois óbitos, um deles em João Pessoa - o estudante Severino Galdino, de 31 anos e outro em Cabedelo, o professor Eduardo Barros), 21 descartados e 14 estão sendo investigados.
Dos 10 casos confirmados sete são de moradores de João Pessoa. Na Capital, de acordo com dados da Assessoria de Imprensa da secretaria de Saúde do Município são nove os casos suspeitos de Gripe suína, sendo seis homens entre eles um menor de 10 anos, e três mulheres. Outros 14 caosos suspeitos foram descartados em João Pessoa.
Os casos monitorados na Caítal são:
- Homem, estivador, 49, em monitoramento domiciliar
- Homem, pedreiro, 59, em monitoramento domiciliar
- Mulher, 37, em monitoramento domiciliar
- Mulher, 51, em monitoramento domiciliar
(esses quatro casos estão esperando o resultado de exames, mas não apresentam mais os sintomas da doença e estão bem de saúde)
- Homem, 25, internado no HU
- Homem, 27, internado no HU
- Mulher, 22, com 4 meses de gravidez, internada no HU
- Homem, 19, internado em hospital particular - deu entrada na manhã deste domingo (9) em hospital particular
- Criança, 10, internada em hospital particular
Primeira vítima
A primeira pessoa a morrer na Paraíba vítima de Gripe suína foi o estudante Severino Galdino, de 31 anos. Ele ficou internado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa, e morreu na madrugada do dia 28 de julho.
Dúvidas sobre a Gripe A
As pessoas que tiverem dúvida sobre o H1N1 podem ligar para o 0800 282 7959.
A secretaria de Saúde do Município está promovendo várias palestras em diversos locais da Capital. Quem quiser solicitar material gráfico ou ver a possibilidade de um agendamento de palestra pode ligar para o 3214 7938.
Nenhum comentário:
Postar um comentário