Mural de Recados

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Concursos: INSS: até 4 mil vagas. 2º e 3º graus

INSS: até 4 mil vagas. 2º e 3º graus

Embora o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenha informado que solicitou ao Ministério do Planejamento 3 mil vagas para novo concurso, sendo duas mil para técnico (nível médio) e analista (superior) do seguro social e mil para perito-médico, o diretor-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, o médico Luiz Carlos Argolo, informou à FOLHA DIRIGIDA que foram solicitadas 2 mil vagas para perito, e não apenas mil.

"Tivemos uma reunião na última terça-feira, dia 21, com o diretor de Recursos Humanos do INSS e ele me garantiu que solicitou ao Ministério do Planejamento duas mil vagas para perito-médico, e não apenas mil. Eles alteraram", disse o presidente. Essa informação, no entanto, ainda não foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do instituto.

Apesar do aumento no número de vagas para perito-médico, cargo que exige nível superior em Medicina e residência médica, Luiz Carlos afirma que o número não é suficiente para suprir a demanda. "Esse número é pouco. Eles estão com uma expectativa muito favorável, o que não é a nossa. Temos, hoje, cerca de 700 pessoas em via de aposentadoria, número que pode chegar a 1.500, e isso imediatamente. Então, 2 mil é um número muito apertado, é um número exato", relatou.

De acordo com o diretor-presidente, em uma audiência realizada entre o INSS e o ministro do Planejamento, José Pimentel, o concurso está garantido. "Ele autorizou em audiência, mas uma coisa é autorizar e outra implementar, com edital. Mas a gente tem uma expectativa que isso venha o quanto antes. O que o diretor de RH acha é que se ele pudesse, teria o edital para ontem. Com certeza, até o fim do ano teremos isso", informou Luiz Carlos Argolo.

Atualmente, o INSS conta com cerca de 5.200 funcionários e, com o novo concurso, alguns municípios que não possuem peritos serão contemplados. "No Brasil tem peculiaridades, onde, mesmo assim, ficamos com vários municípios sem ter perito-médico. E tem município que não tem nem agência e nem perito. Então, este concurso irá também contemplar isso", finalizou o diretor-presidente.

A carência para técnico e analista não é muito diferente, conforme analisou o vice-presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Alexandre Barreto Lisboa. "Serão inauguradas este ano 729 agências, as quais precisam de pessoal. Pode-se até realocar servidores, porém, o atual trabalho, que é excelente, será prejudicado. Além de que nos próximos dois anos cerca de dez mil funcionários vão se aposentar, sendo importantíssima a realização de concurso público", afirmou.

Além dessas vagas, o INSS solicitou mil vagas para convocar os aprovados na última seleção para técnico e analista. Caso o pedido seja autorizado, serão convocados 700 técnicos e 300 analistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário